Dois nomes, um só torneio

gralak-e-ezequiel-comemoram-gol-pelo-corinthians-18081994-1306969225565_1024x768

Imagine ligar em um canal e ver um torneio de futebol com um nome. Logo depois, mude de emissora e veja que a mesma competição está sendo exibida, mas com outra nomenclatura. Não, você não estava sonhando nem ficando louco. Foi o fenômeno ocorrido entre julho e agosto de 1994 no Brasil.

As TVs Bandeirantes e Manchete exibiam um campeonato envolvendo os quatro grandes de São Paulo (Santos, Corinthians, Palmeiras e São Paulo) e mais quatro pequenos do Estado (Araçatuba, Novorizontino, Nacional e América de São José do Rio Preto), divididos em dois grupos. Os dois melhores de cada chave fariam a final.

A escolha dos times para a competição seguiu o seguinte critério: os seis primeiros do Paulistão daquele ano (Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, América e Novorizontino) e os campeões da segunda e terceira divisões também daquela temporada (Araçatuba e Nacional, respectivamente).

Faltou coerência, no entanto, para o nome da competição. Quem sintonizasse na Bandeirantes, veria o Corinthians campeão da Copa Bandeirantes, na voz de Silvio Luiz. Já quem preferisse assistir à Manchete, com Osmar Santos, constataria que o Timão levantou a taça do Super Paulistão.

O que ficou bem definido nessa história é que o campeão Corinthians garantiu vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. A propósito, o Timão acabou erguendo o troféu também deste torneio, mas esta é uma outra história.

Os dois jogos da final, realizados no Morumbi, aconteceram em um período tão curto que é impossível de se acreditar nos dias de hoje. Em 9 de agosto, o Corinthians bateu o Peixe por 6 a 3, enquanto o segundo jogo foi realizado no dia 11 e terminou empatado por 1 a 1.

Na partida decisiva, por sinal, o saudoso repórter Ely Coimbra, então na TV Bandeirantes e morto em 1998, acabou atropelado pelo carrinho-maca, equipamento novo naqueles tempos, o que causou brincadeiras até na transmissão da Manchete. Não foi nada grave. Bem menos do que um torneio ter dois nomes diferentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s