Discman popularizou o CD

Discman começou a ser feito pela Sony em 1984. Foto: reprodução

Numa era em que todo mundo baixa música à vontade no computador e o MP3 faz a festa de quem curte um bom som, não custa nada usar uns minutinhos de seu dia para prestar uma homenagem ao glorioso Discman. Criado nos anos 80 pela gigante japonesa Sony, ele marcou presença nos anos 90 aqui no Brasil.

Ouvir um CD fora de casa era um sonho distante para muita gente. Primeiro, pela falta de um aparelho capaz de reproduzir o som. Depois, pelo preço exorbitante que o Discman chegava às lojas. A solução, ao menos em meu caso, era dar um jeito de pedir emprestado um fone de ouvido a algum amigo que tivesse o aparelho.

Apesar de ter feito história, o Discman não era uma coisa perfeita. Até por isso ele também ficou eternizado. Nos primeiros modelos, a preocupação número 1 era com a quantidade absurda de pilhas que o bendito consumia. Depois que inventaram as pilhas recarregáveis, a situação deu uma melhorada e as finanças agradeceram.

Quando o dono de um aparelho desse tentava ouvir o CD de preferência no ônibus, era um Deus nos Acuda digno de oração. Se o motorista resolvesse encarar uma rua de paralelepípedo de forma agressiva ou nem ligasse para uma lombada, ah, amigo, o som começava a pular na hora e a música ganhava remixagem gratuita.

Fóruns e comunidades que reúnem fãs saudosistas da Sony (e também de outras marcas) garantem que a empresa japonesa pensa em colocar a marca Discman de novo no mercado. Sinceramente, acho que nem precisa. O nome representa a era que não volta mais. Deixa saudade. Mas agora não faz mais falta. Culpa do MP3.

Anúncios

Uma resposta para “Discman popularizou o CD

  1. Acho que você não pegou a época que o discman tinha uma coisa chamada anti-shock, se não me engano (o meu era de uma marca desconhecida, mas tinha) e essa tecnologia impedia a musica de pular, pois lia o CD antes de passar pros nossos ouvidos. Acho que a sony acertou em colocar os discmans de volta (só não acertou no preço), pois o som de um bom cd original não se compara com o som ruim de mp3 e as pessoas infelizmente esqueceram disso. Comprei um philips há um tempinho e praticamente esqueci meu mp4 de lado, pois me reacostumei a ouvir musica com qualidade e ele tem uma espécie de controle com fio que seria perfeito pra usar nos ônibus na nossa época, pois você poderia deixar dentro da mochila e ficar passando as musicas com o controle.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s