Playmobil era um charme só

Playmobil surgiu nos anos 70 e ganhou força na década seguinte. Foto: reprodução

É difícil achar uma criança que viveu nos anos 80 e 90 sem brincar pelo menos uma vez na vida com um brinquedo Playmobil. Podia nem ser seu, mas emprestado de um amigo ou parente próximo. Não importa. O que interessa é que os bonecos de carinhas redondas, cabelos que mais pareciam com um capacete e mãos em forma de gancho fizeram história e até hoje povoam o imaginário de muitos adultos.

E olha que tinha Playmobil de tudo quanto é jeito. Policial, esportista, operário, criança, pirata, marinheiro, churrasqueiro… Um mais criativo do que o outro. A versatilidade deixava muita criança maluca e os pais enlouqueciam por tabela, por precisarem acompanhar o ritmo de produção dos bonecos, comprar os mais acessíveis e colocar um freio nos meninos e meninas que não paravam de pedir mais e mais.

Pena que, apesar do sucesso, a fabricação do Playmobil tenha sofrido uma série de altos e baixos. Nos anos 70 e 80 o brinquedo foi produzido no Brasil pela Trol. Após a falência desta, passou a ser fabricado pela Estrela, na década de 1990.

Em 2005, após longa ausência no País, a Calesita começou a importar da Argentina. A partir de 2008, o brinquedo voltou ao Brasil através de importação, a partir da Alemanha. Os bonecos de 7,5 centímetros de altura que nunca vieram com nariz ganharam incontáveis montagens, viraram temas de encontros, fóruns, eventos na internet e reportagens especiais, como esta no vídeo abaixo. Divirta-se!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s