A Irreverência do Ultraje a Rigor

Ultraje com sua formação atual. Foto: Reprodução

Início dos Anos 80 em São Paulo, no meio da chatice e censura no cenário musical surgiu o Ultraje a Rigor, banda idealizada por Roger Moreira (voz e guitarra) cujo propósito inicial era tocar covers de bandas do cenário punk rock/new wave e Beatles. Com o passar do tempo perceberam que era muito chato tocar covers e passaram a fazer versões engraçadas de músicas consagradas, nessa mesma época Roger compôs as primeiras músicas do grupo, seriam elas “Inútil” e “Mim Quer Tocar”.

A banda já era conhecida do cenário underground paulistano quando gravou seu primeiro LP em 1985 intitulado “Nós Vamos Invadir Sua Praia”. Esse foi um divisor de águas para o Ultraje, impulsionado pela música “Ciúmes” o disco tornou o Ultraje sucesso de vendas em todo o Brasil. A partir daí foi só sucesso e a banda já emendou no  próximo ano o lançamento do LP “Sexo!” que foi tão bem sucedido quanto o primeiro, é nele que encontramos a faixa “Eu Gosto é de Mulher” que foi uma das músicas mais executadas pelas rádios em 1986.

No 3º disco “Crescendo” (1989) já eram nítidos os sinais de cansaço e desentendimento entre Roger e os demais membros do Ultraje, mesmo assim podemos destacar as excelentes faixas “O Chiclete” e “Volta Comigo”. Nos anos 90 a banda foi esquecida pela grande mídia mas Roger nunca parou de compor, lançaram dois discos “Ah, Se Eu Fosse Homem” (1992) e “Ó!” (1993) que foram fracassos de vendas.

Em 96 gravaram o disco ao vivo “18 Anos Sem Tirar” que continha 4 músicas inéditas, a canção “Nada a Declarar” recolocou o Ultraje no topo das paradas. A partir daí o sucesso foi mantido, em 2001 fizeram um show épico ao lado Ira! no Rock in Rio III e em 2005 lançou o “Acústico MTV” com belas versões de seus sucessos e uma maravilhosa versão de “Can’t Explain” do The Who.

Atualmente a banda toca no programa Agora é Tarde na Rede Bandeirantes e gravou um disco com os Raimundos, intitulado “O Embate do Século: Ultraje a Rigor vs. Raimundos”.

Ultraje pra mim é uma das maiores bandas do rock nacional, suas músicas irreverentes e inteligentes marcaram uma geração, Roger Moreira é um sujeito extremamente inteligente mas não faz questão disso, aliás, até debocha da sua inteligência em suas composições. Quem esteve presente no SWU (Paulínia/SP) em 2011 assistiu a um dos maiores e melhores shows da carreira do Ultraje, infelizmente atrapalhado pela produção do insuportavelmente arrogante e chato Peter Gabriel. Por tudo o que fez e continua fazendo o Ultraje merece respeito e reconhecimento como uma das principais bandas de rock brasileiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s