Blitz: Os Percursores do Rock Nacional

Blitz em apresentação no programa do Chacrinha

Janeiro de 1982, verão carioca. Uma lona começa a ser esticada sobre o pedaço de terra que separa Ipanema de Copacabana. À sua sombra toma forma um espaço multicultural e democrático que ficou conhecido como Circo Voador. Naquele palco praiano, que depois mudaria para a Lapa, no centro do Rio, nasceu a Blitz.

Vinda de shows improvisados em bares da zona sul do Rio, a banda tomou forma e começou a virar mania no tablado do Circo. Em julho daquele ano gravou o compacto “Você Não Soube Me Amar”, que só tinha essa música. No lado B do disco uma voz repetia “nada, nada, nada”. Em três meses o compacto vendeu 100 mil cópias e aquela canção diferente, meio cantada, meio falada, cheia de swing, gírias e de alegria virou febre. Ainda em setembro foi lançado o LP “As Aventuras da Blitz”, com uma venda ainda mais impressionante que a do compacto. A Blitz tinha o país aos seus pés.

Evandro Mesquita & Cia surgiram na esteira do “Rock Brasil” – termo que a imprensa normalmente usava para se referir a artistas como Lulu Santos e grupos como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, entre outros, que foram dando as caras no início dos anos 80.

A formação inicial da Blitz contava com Evandro Mesquita (vocal), Márcia Bulcão (backing vocal), Fernanda Abreu (backing vocal), Ricardo Barreto (Guitarra), Pedro Fortuna (Baixo), “Billy” Forghieri (Teclas) e Lobão (bateria).

Com letras bem humoradas e performance teatral, a Blitz foi sensação nos anos 80, chegando ao ápice com sua apresentação épica no Rock in Rio em 1985.

A banda se desfez em 1986 e voltou as atividades em 1997, desde então lançou três cd’s, dois dvd’s e segue fazendo shows ao redor do Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s