Pega-varetas, o Paciência offline

Pega-varetas

O jogo foi lançado no Brasil pela Estrela, em 1961. Foto: Ideia Educativa

Pega-varetas é um antigo jogo de destreza manual que consiste num conjunto de diversas varetas coloridas (de aproximadamente 20 cm) e uma vareta preta. Esqueceu as regras? Não era da sua época? Sei. Velharia Digital refresca a sua memória:

Como jogar: Podem jogar de 2 a 6 pessoas. Para começar, segure as varetas verticalmente e solte-as ao acaso na mesa ou no chão. Cada jogador deve, no seu turno, tentar retirar quantas varetas puder sem que nenhuma das outras se mova. Quando essa tentativa for frustrada, passa a ser a vez do próximo jogador. A vareta preta é especial; o jogador que conseguir apanhá-la pode utilizá-la para ajudar a retirar outras varetas. O jogo termina quando a última vareta for retirada.

Ganha o jogo quem conseguir a pontuação mais alta, que varia de acordo com as cores das varetas: verde = 5; azul = 10; amarela = 15; vermelha = 20; e preta = 50.

O jogo era simples e não foi patenteado, por isso diversas outras empresas de brinquedos também o lançaram, sem a obrigação de pagamento de direitos autorais.

Dizem os nostálgicos que a Estrela ainda fabrica o brinquedo; porém, se você procurar por Pega-varetas no site da fabricante, não vai encontrar.

Pega-varetas

Foto: Guri Medonho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s